Busca
Desenvolvimento e Inovação
Cadastro
Links
Biblioteca
Enquetes
Fórum
Downloads
Vídeos
E-mail:
Senha:


Como divulgar minha empresa

Telefone:

(11) 98625-2552

www.iatdi.com.br

Jornal on-line

Gás é o novo rei, declara Exxon

O gás natural vai substituir o carvão como principal combustível da geração de eletricidade nos Estados Unidos, até 2025, quando também se tornará a segunda fonte mais importante de combustível do mundo, graças à sua abundância e a busca por fontes de energia mais limpas, segundo a nova previsão de longo prazo da Exxon Mobil Corp.

Uma usina de gás da XTO. A Exxon espera que o gás passe a ser a segunda principal fonte de energia na próxima década. O estudo, divulgado na ultima quinta-feira e acompanhado atentamente pelo mercado, prevê que a demanda mundial por energia vai crescer cerca de 30% até 2040, à medida que a população do planeta cresça de sete bilhões para nove bilhões.
O gás natural deve substituir o carvão como segunda fonte mais importante de energia depois do petróleo e alimentará de tudo, de usinas elétricas a sistemas de calefação. Mas a Exxon afirmou também que o uso do carvão também vai crescer até 2025 no mundo inteiro, principalmente em países em desenvolvimento como China e Índia e na África, já que o crescimento econômico desses países emergentes será mais veloz.

Mas depois disso, o uso da carvão vai entrar em declínio pela primeira vez na história, segundo o estudo, que a Exxon usa para auxiliar seu planejamento de longo prazo. Os principais fatores na queda prevista no uso do carvão serão a demanda crescente por combustíveis que produzam menos gases do efeito estufa e o declínio na população chinesa previsto para depois de 2030. O relatório diz que a demanda por energia hidrelétrica, uma fonte de energia crucial para o Brasil e muitos outros países latino-americanos, deve crescer 58% entre 2010 e 2040 — pouco menos que a demanda por gás natural, que verá um crescimento de 62%. Mas a participação da energia hidrelétrica no quadro total de consumo mundial ainda será modesta, de 3%. Na América Latina, a energia hidrelétrica ainda representará 9% da demanda total de energia e, o crescimento da produção de energia hidrelétrica será um pouco mais robusto para o período 2010-2040, de 68% mas bem abaixo dos 145% de crescimento do gás natural.

A Exxon tem expandido seus negócios com gás natural nos últimos anos, como a aquisição da produtora americana de gás de xisto XTO Energy, por US$ 25 bilhões em 2010. Mas o relatório não é um exercício de relações públicas, disse Bil Colton, VP de planejamento estratégico empresarial da Exxon que supervisiona a produção dele. "Não tem a ver com o futuro que a Exxon gostaria de ver, mas o que ela acha que vai acontecer", disse Colton. "A última coisa que queremos é nos iludirmos sobre o futuro." Há décadas que a Exxon prepara previsões sobre a demanda mundial por energia, para ajudar a guiar seus muitos negócios no planejamento de longo prazo, mas só foi em 2004 que a petrolífera multinacional, sediada em Irving, Texas, decidiu publicá-lo. O relatório não prevê a produção energética ou preços. O relatório da Exxon está otimista em relação ao crescimento econômico mundial e a expansão da demanda por energia que o acompanhará, disse Colton, apesar dos problemas econômicos nos EUA e Europa.

O crescimento da demanda energética dos países em desenvolvimento deve ser modesto nos próximos anos e pode até cair 2% de 2010 a 2040, graças em boa parte a melhorias na eficiência do uso, prevê a Exxon. Mas os países em desenvolvimento assistirão a um crescimento de 57% da demanda até 2040, com previsão de que o consumo de eletricidade deve crescer 80% num reflexo da melhoria no padrão de vida dos habitantes dessas nações, prevê o relatório. O relatório também prevê que os carros híbridos – que usam uma combinação de motor a gasolina e elétrico – sairão das margens do mercado entre 2030 e 2040 e ganharão proeminência, de cerca de 1% da frota atualmente para mais de 40% até 2040. The Wall Street Journal

Fonte: The Wall Street Journal
Data da Publicação: 13/12/2011
Código de referência: 825


Envie esta matéria para um amigo
Seu nome: 
Nome do seu amigo: 
E-mail do seu amigo: 
 
 

Pesquisa no Jornal on-line
Utilize uma "palavra-chave" ou uma "frase exata" para realizar uma busca de matérias no banco de dados do Jornal on-line.
   
Pesquisar: 
 

Sobre esta tecnologia.

Tecnologia Site Inteligente Home : Contato : Mapa do Site